É comum o equívoco de associar o termo “saúde mental” a “doença mental”. No entanto, apesar de relacionados, saúde mental é muito mais complexa e cuidar dela é a melhor opção para o seu dia a dia.

Pessoas mentalmente saudáveis são mais capazes de entender que ninguém é perfeito e que, eventualmente, uma pessoa pode falhar conosco. Desse modo, vivência com mais naturalidade uma série de emoções como amor, satisfação, tristeza, raiva, mas lidam bem com isso enfrentam com vigor todas as dificuldades e vencem todos os desafios do cotidiano.

Ter saúde mental é entender seus limites e buscar ajuda se necessário; estar bem e feliz consigo mesmo e com o próximo, saber lidar com exigências da vida e com emoções agradáveis e desagradáveis.

Problemas de saúde mental podem gerar doenças mentais. Pessoas muito afetadas por problemas ou dificuldades que não consegue lidar bem podem ser estigmatizadas devido a falsos conceitos, que é importante esclarecer. São mitos:

Pessoas com doenças mentais são pouco inteligentes, preguiçosas ou imprevisíveis;
Doenças mentais é algo que se pode vencer meramente com força de vontade;
Doenças mentais não tem cura.

Esses mitos apenas dificultam qualquer tipo de intervenção. Por isso, sempre que identificar um possível quadro, seja em um parente, alguém próximo ou em você mesmo, procure um especialista. Conte com o Instituto Logos para lhe ajudar sempre.

Entre em contato